H. Olhos
01/08/2018
Toyota
01/08/2018

Prefeitura de Santo André
Faixa de pedestre #eurespeito

Problemas de comunicação

A Prefeitura de Santo André por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana solicitou o desenvolvimento de uma campanha educativa para a Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25/9/2014). A expectativa era apresentar uma campanha mais extensa, que trouxesse resultados positivos, uma vez que estudos da prefeitura demonstraram aumento do número de acidentes, em especial de atropelamentos em alguns pontos mapeados da cidade. A campanha teve como foco a faixa de travessia de pedestres, trabalhando o respeito por ela entre motoristas, motociclistas e os próprios pedestres.

Solução proposta pela Octopus

Planejamos uma campanha com a duração de quatro meses, divididos em fases: teaser, evento, lançamento oficial e sustentação.

Um dia antes do início da Semana Nacional de Trânsito realizamos um evento de lançamento e apresentação da campanha. Para esse lançamento desenvolvemos uma peça diferenciada composta por um banner de chão (tapete) com cerca de cinco metros de comprimento que reproduzia uma faixa de pedestres, sobre a qual todos os convidados tinham que passar para ter acesso ao evento. Completando essa cenografia instalamos um semáforo verdadeiro, com a parte dos avisos luminosos para pedestres, que funcionou durante todo evento.

No dia seguinte ao evento, os outdoors e jornais que até então estavam exibindo o teaser passaram a exibir as peças da campanha, que apresentou o conceito: “Respeitar a faixa é respeitar a vida”.

Entre as estratégias planejadas, a que produziu o maior impacto e o maior índice de buzz foi um enorme portal metálico cobrindo transversalmente toda a extensão de uma rua, exatamente em um semáforo com faixa de pedestres. A grande surpresa ficou por conta de uma cortina de tecido impressa (8 x 5,5 metros) que foi esticada todas as vezes que o semáforo mudou para o vermelho, revelando o visual e o conceito da campanha.