Ao entrar na faculdade ou no mercado publicitário pela primeira vez, é possível que você já tenha encontrado a área dividida em setores. Por exemplo: a criação, a redação, a mídia e, o protagonista deste artigo, o atendimento. Essa área é responsável por “comandar, orquestrar, gerir” a comunicação entre agência e cliente.
“A primeira impressão é a que fica” é um excelente ditado que poderia ser utilizado para definir o papel do atendimento na relação com o cliente. A “linha de frente” do mercado da comunicação evoluiu de apenas uma “primeira impressão” para o melhor parceiro durante a jornada em busca dos objetivos de comunicação.
Um dos grandes pilares para uma parceria de sucesso está na forma como você se relaciona com as pessoas. Não existe serviço incrível que sobreviva diante de um atendimento ineficaz. É por este motivo que, quem se destina a atender pessoas, precisa ter grandes atributos para conquistar o cliente. Entre eles estão: o jogo de cintura, a proatividade e, principalmente, a prontidão para a resolução de demandas.
O atendimento é o elo entre empresa e cliente. É através dele que serão levantadas as dores para planejar ações para saná-las e para que os resultados sejam atingidos.
Atualmente as pessoas querem ser ouvidas e ajudadas. Quando uma empresa está com um problema, o seu gestor, com certeza, está com olheiras de cansaço buscando uma solução até o momento que ele vê que precisa de uma ajuda especializada.
E quando nós somos acionados neste “pedido de socorro”, precisamos apertar o botão de empatia para que ele se sinta acolhido e seguro na sua escolha.
É preciso mais que atender uma pessoa, é preciso se colocar no lugar dela, é necessário se envolver com as suas questões. Após identificar tudo aquilo que precisa de ajuste, é necessário motivar a equipe para entregar mais do que o que foi pedido, mas colocar valor e importância a cada entrega. Isso é importante para que o cliente veja que aquela escolha foi certa e que, aquele problema que lhe tirava o sono, finalmente tem solução.
O atendimento não apenas repassa demandas. Como ele conhece bem o cliente, ele precisa estar integrado na equipe de estratégia e criação. Isso irá ajudar no planejamento das ações, fazendo com que o trabalho entregue supra as necessidades da empresa.
Além disso, é preciso que o profissional esteja atualizado. Que estude as tendências, as novas ferramentas e, principalmente, as legislações e regras da publicidade. Todo esse esforço é válido e importante para que aquela pessoa que depositou a confiança em você, obtenha resultados positivos com essa parceria.
Se você que está lendo esse artigo e pensa em entrar neste ramo saiba que, além de um profissional qualificado, você precisa ser uma pessoa que entenda as outras. Em um mundo em que a comunicação possui grandes interferências e a sua mensagem pode não chegar da forma correta ao destinatário, é preciso reformar que a empatia é o grande segredo para o sucesso!
Este artigo foi criado com o intuito de mostrar a importância do papel do atendimento. Espero que, através dele, você continue auxiliando seus clientes a alcançarem mais que resultados positivos, espero que ele te inspire a repensar a qualidade das suas conexões e, assim, cocriar sucesso.
Gabriela Rocha
Apaixonada por comunicação e Coordenadora de Operações Público-Privadas na OCTOPUS