Hoje em dia, boa parte do marketing digital é focada na curadoria e criação de conteúdo. O marketing com caráter mais agressivo e as propagandas mais tradicionais, que eram a chave perfeita e única para o sucesso, deram lugar à troca de informações, publicidade mais consciente e entrega de conteúdo rico e de qualidade.
Evidentemente, produtos e serviços ainda necessitam e devem ser divulgados, afinal de contas o objetivo final de uma marca é e sempre será a venda, mas conforme os anos passam os consumidores buscam mais. Quando digo mais, quero dizer que não basta apenas você dizer que é o melhor, você precisa mostrar de diferentes formas e provar que você realmente é autoridade.
E como fazer isso, se não entregando seu conhecimento para sua audiência, não é verdade?
E aí entra novamente o que citei no começo do texto: a importância da criação de conteúdo e sua execução eficaz, com alguns pontos cruciais que exigem atenção.
1 – Defina seu público e aprenda ouvindo. Esse sem dúvida é um dos pontos mais importantes para divulgar sua marca através da criação de conteúdo. Com os meios digitais, os feedbacks dos consumidores ocorrem em tempo real e para todo mundo ver. Portanto, definir o seu público é essencial para realizar o seu planejamento de criação e ouvir essa audiência é imprescindível para saber se você está no caminho certo.
2 – Busque inspirações e tenha referências. Outras pessoas e marcas já passaram por este caminho que você está começando agora, portanto não há problema algum em enxergar esses casos como referência e até se inspirar no que foi feito. Veja bem, se inspirar não significa copiar o trabalho, mas sim ampliar seu repertório, suas ideias e possibilidades.
3 – Mantenha-se antenado nos assuntos. Se você quer passar uma imagem de autoridade, é preciso estar por dentro de tudo antes da sua audiência. Atualizações de plataformas e novas ferramentas devem ser assuntos constantes nas suas divulgações. Mantenha seu conteúdo atualizado e torne-se uma fonte de informação para seus leitores.
4 – Defina seus canais e formatos. No Marketing Digital existem dezenas de plataformas e formatos para veicular seu negócio, mas cada um deles tem um objetivo diferente e isso deve ser levado em conta no seu planejamento. No Instagram, por exemplo, a forma mais conhecida é o post estático, mas também existe o Reels, IGTV, Stories, entre outros, e cada um age de maneira diferente. Defina o canal e o formato para cada conteúdo que você criar.
O trabalho não é fácil, não sairá do dia para a noite, mas certamente valerá a pena quando você perceber que mais do que vender, sua marca criou um relacionamento com o cliente. Não é só propaganda, é informação e conteúdo. Não é só venda, é consumo consciente e relacionamento.
Lucas Conchão
Conteudista e Social Media na Octopus