São Paulo é uma das cidades mais conectadas do mundo, mas faltava a população se conectar ao futuro da cidade.
Sendo a Casa Legislativa da principal capital do Brasil, não havia mais espaço para deixar a Câmara como uma figura antiga, inacessível e analógica. Por isso era preciso apresenta-la como jovem, acessível e digital.
Os munícipes deveriam conhecer os canais digitais disponíveis e, mais que isso, enxergar que sua participação seria muito mais efetiva se interagisse com esses canais, trazendo suas percepções e sentimentos para o lugar onde as coisas poderiam realmente tomar um caminho de resolução: no Legislativo.
Além disso, outro desafio se mantinha constante: fazer as pessoas engajarem com um órgão público, num cenário de imensa resistência e aversão às questões públicas/políticas.
Desenvolvemos uma campanha que convidava o cidadão a interagir no ambiente digital com uma das Casas Legislativas mais importantes do país, a Câmara Municipal de São Paulo.
Com provocação dessa participação, diversos “personagens comuns” estamparam a cara da campanha, a fim de provocar uma identificação total entre todos os munícipes, para que se vissem nas peças.
O público alvo foi toda a população, sem segmentação por bairros, faixa etária ou interesses. O foco era falar com todo mundo, pois todo deveriam estar cientes da transparência da Câmara e de sua guinada digital enquanto órgão público.
Com um cross de off-line e on-line, as peças foram: filme pra TV e internet, anúncio de jornal, posts para as redes sociais, peças de rádio e peças para programática. Ou seja, cobrimos todo o universo digital e as principais mídias off de massa, impactando a população em todos os lugares, com frequência diária.
Além disso, incluímos ferramentas valiosas nos processos de monitoramento e performance.
Com um mês de veiculação, a entrega de conteúdo no Facebook e Instagram, foi 2.590% maior que no período anterior, somando 5.163.828 pessoas alcançadas. Com relação a cliques e real consumo de publicações, conseguimos um total de 200.000 cliques no conteúdo.
Ainda no universo das redes sociais, chegamos a um número de 25.738.931 de impactos nas timelines, conquistando 3.180 novos seguidores no Facebook. Já na Programática, foram 2.463.204 impressões de video, superando a meta em 136%. E, com relação ao Youtube, registramos a marca de 2.918.397 visualizações, sendo 198% acima do previsto.
Conectamos milhares de pessoas às principais decisões da cidade. Elas foram impactadas, interagiram, responderam, se identificaram, passaram a conhecer melhor a Casa Legislativa da sua cidade, tornaram-se conscientes dos diversos canais disponíveis para sua participação.