Dentre as 42 marcas de laboratórios pertencentes à DASA (maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina e a quarta do mundo), 14 delas passaram pelo processo de transformação digital no agendamento de exames.
Nosso desafio foi conceituar essa nova modalidade de agendamento, divulgar os canais para isso e estimular uma mudança comportamental no consumidor de cada marca, para adotar essa prática mais moderna e ágil de agendar, uma vez que muito do público de laboratórios são pessoas mais velhas e, nem sempre, familiarizadas com tecnologias.
Nossa principal meta era provocar encantamento na jornada do paciente dos laboratórios tanto in loco quanto fora (impactando com algum material ou interagindo digitalmente). Mas o agendamento era apenas o primeiro passo de outros processos que vêm sendo transformados com uso de tecnologia, portanto, tão importante quanto “ensinar” o novo jeito de marcar os exames era criar empatia com processos digitais.
Num cross da comunicação on-line e off-line, exploramos os pontos de vendas de cada marca, espalhamos uma campanha de conceituação e estímulo ao agendamento digital, mostrando que além de ser fácil, gera menos fila de espera. Criativos sempre com botões de CTA levando os consumidores diretamente às páginas de agendamento. Criamos vídeos educativos para mostrar a praticidade ao paciente e passamos a inserir identidade e CTA de agenda online em todas as campanhas desenvolvidas para essas marcas.
O Agendamento Online foi implantado com sucesso nas 14 marcas DASA, iniciando a virada tecnológica esperada. Mais de 400 unidades foram positivadas e sinalizadas nessa campanha. Os sites de cada laboratório e redes sociais foram revestidos com peças estimulando o uso de agenda digital, campanhas importantes passaram a destacar os botões de CTA, sendo a maior delas a campanha “Particulares”, que oferta exames sem o uso de planos de saúde, veiculada nas regiões Sudeste e Centro Oeste.
Cerca de um ano após o lançamento da agenda digital, a prática dessa modalidade já estava absorvida pelos consumidores das 14 marcas de laboratórios e novas marcas iniciaram esse mesmo processo de transformação. Realizamos pesquisa tanto das marcas DASA como de concorrentes (incluindo laboratórios e hospitais), com objetivo de avaliar as ferramentas digitais para marcação de exames, a qualidade de serviços a partir dessa forma de agendamento, as campanhas utilizadas para fomentar esse serviço e cliente oculto para entendermos a experiência do consumidor no laboratório a partir do agendamento digital e a DASA apresentou uma das melhores performances do setor em qualidade de ferramentas e em presença digital, com a grata surpresa de ter atingido positivamente não apenas jovens, mas um público entre 45 e 60 anos.
Na DASA, a OCTOPUS é agência do Núcleo Consumer, que abrange as áreas de Trade, Customer Experience e Novos Negócios para todas as marcas de laboratórios, além do Endomarketing dessa gigante de 25 mil colaboradores e regionais em todo Brasil e Argentina. A transformação digital é um importante foco da companhia na atualidade tanto internamente, onde temos grandes campanhas como a implantação e fomento na equipe para o uso do Workplace como principal ferramenta para troca de informações e divulgações internas, como externamente, a partir do start em agendamento que vem evoluindo a ações interativas, sempre explorando muito os PDVs das marcas e a máxima conexão entre os universos on-line e off-line, provocando uma experiência integrada e inovadora para os consumidores que pertencem a diferentes perfis, classes sociais e regiões do País.
Assim, vamos gerando oportunidades para as 42 marcas de Laboratórios que, juntas, resultam na maior prestadora de serviços de medicina diagnóstica da América Latina: a DASA.