É mais do que consenso que as empresas e organizações devem ter presença digital, seja com um site construído da maneira certa, ou com ampliação dessa presença por meio de diversas redes sociais disponíveis (que não param de aumentar), sem falar de outras opções. São muitos canais e nem sempre fica claro qual a opção mais adequada.
Segundo dados do Global Overview Report (2021), promovido pelo We are social e Hootsuit, 4,2 bilhões de usuários no mundo estão presentes nas redes sociais, sendo em média dedicadas 2 horas e 25 minutos ao dia para tal. Trazendo a nível Brasil, 75% da população está conectada à internet, sendo 70% usuários de redes sociais. O país é o 4º maior com usuários no Facebook. Com base nesses dados fica evidente a importância da presença nas redes sociais e, se há interesse que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, é imprescindível que estes canais estejam presentes, do jeito certo, nas campanhas publicitárias e de conteúdo.
Tendo como exemplo uma campanha governamental, com o papel de informar e conscientizar, sobre questões que afetam o dia a dia, o remetente é a população (seja cidade, estado ou a nível nacional), mas dentro desse todo temos pessoas diversas e, com segmentação estratégica, conseguimos eleger os usuários de acordo com o assunto, para chegar em quem é mais interessante atingir.
Não estamos mais limitados a uma maneira única de chegar nas pessoas, como quando só existia o meio off-line e seus formatos. É possível criar uma campanha com linguagem direcionada ao perfil de quem se enquadra em determinado tema.
Com o social media marketing é possível estar mais próximo do público, onde há possibilidade de criar entrosamento e afinidade com diversas personas. São mídias que possibilitam uma linguagem mais leve, direta e divertida (como exemplo dos memes bem utilizados). Por meio desses canais cruzamos dados riquíssimos para potencializar a entrega de conteúdo e de performance em conversões.
Mais do que vender um produto, as redes sociais aproximam usuário da marca e da experiência que ela pode proporcionar. Cada vez mais vemos instituições e empresas apoiarem causas e evidenciarem seu posicionamento sobre questões sociais. Tais acontecimentos transformam os usuários em defensores, influenciadores ou detratores de marcas, não apenas consumidores e clientes. Isso tudo reforça a importância de enxergar o trabalho estratégico dentro das redes como algo imprescindível para o crescimento de qualquer empresa ou pessoa como referência.
Ainda no último Global Overview Report, 45% dos usuários das redes sociais estão nestes canais em busca de informações sobre produtos e serviços e, falando em Brasil, esse número sobe para 61%. Um índice altíssimo a ser explorado com um esforço digital que deve ser personalizado ao seu meio, planejado com base em dados, observação, posicionamento de marca, linguagem do usuário e insights do momento presente.
Sua marca pode testar a comunicação digital via social media marketing e pode alterar os caminhos e as rotas dessa comunicação conforme desempenho, o que não pode mais é ficar de fora.
Fica aqui o ranking das redes sociais de maior audiência mundial:
Fonte: https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-overview-report
Aglaupe Gebara
Coordenadora de Operações Digitais Octopus