cenário

Em 2022, o acirramento da polarização sugeria a possibilidade de violência nas eleições. Havia a percepção de que as diferenças políticas e ideológicas começavam a sair do campo da mera discussão, e episódios pontuais de violência ocorreram em diferentes regiões do Brasil.

Para evitar o crescimento de uma onda de ódio político, uma verdadeira convocação à razão se fazia necessária. Era preciso trazer a público uma mensagem firme e positiva, reforçando que opiniões diferentes não tornam as pessoas inimigas – mas é exatamente o direito ao contraditório que garante a democracia.

estratégia

O caminho para o diálogo com a população se materializou em uma massiva e ousada campanha de comunicação. Para chamar a atenção das pessoas e marcar posição em favor do debate democrático, estampamos a diferença entre rival e inimigo de uma forma inequívoca e memorável.

O futebol, esporte mais popular do Brasil, serviu como gancho temático. Nos campinhos de terra ou nos grandes estádios, dentro de campo ou nas arquibancadas, times e torcidas exercitam sua rivalidade, mas sabem que o respeito e a dignidade humana estão acima de tudo.

Nossa campanha colocou lado a lado adversários de peso, ídolos populares que celebraram, em estádios lotados e em rede nacional, a importância da paz e a grandeza da nossa democracia.

MAKING OFF AÇÃO FUTEBOL

MAKING OFF
AÇÃO FUTEBOL

flâmulas

PAZ NAS ELEIÇÕES 2º TURNO

PAZ NAS ELEIÇÕES
2º TURNO

conclusão

A importância e o apelo popular da campanha, assim como o extraordinário empenho de todos os envolvidos em sua execução, fizeram com que ela fosse encampada pelas mais diversas instituições e personalidades, ganhando uma dimensão inédita na história da Justiça Eleitoral e do país.

Da abertura de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro, com apoio da CBF, ao Cristo Redentor vestindo a camisa da campanha, passando por uma infinidade de ações online e offline, a “Paz nas Eleições” se tornou um tema incontornável em um momento crucial. Bem mais que um caso de sucesso, uma importante vitória para o Brasil.