Processo criativo. Do propósito à solução

Eu crio. 

Tu crias. 

Eles criam. 

Nós criamos, de forma diferente uns dos outros. Cada um tem o processo criativo que julga ideal, seja escutando aquela música nova para buscar inspiração interna ou, como muitos criativos aqui da Octopus costumam fazer, cavucando a internet para juntar o máximo de referências possíveis e conseguir nortear, de alguma forma, as ideias (eu sei que você também faz isso!).

Porque criatividade é isto: a nossa capacidade de desenvolver algo inovador, original… Mesmo quando recorremos às referências usuais, porque esse também é um caminho que pode levar ao pensamento disruptivo. Claro que, dentro da área de publicidade, a criatividade precisa ter um propósito. Que seja livre, mas que possua foco e que solucione desafios. E, mesmo com estas escolhas particulares, existem algumas boas práticas que podem ajudar a tornar o processo ainda mais eficaz.

As boas práticas podem ser resumidas em três. Pedra, fogo, ar… não, isto é o Capitão Planeta. “Atenção”, “Fuga” e “Movimento” é a resposta que buscamos. “Atenção” é quando nos deparamos com o desafio ou oportunidade. Na “Fuga” deixamos de imaginar apenas dentro de nossa realidade e procuramos abrir a mente para novas conexões. E, no “Movimento”, buscamos explorar a imaginação, gerando novas ideias e buscando desenvolver conexões inéditas.

Pode notar que estas três ações acontecem com certa frequência na nossa rotina, quando enfrentamos desafios e refletimos sobre eles. Paramos para pensar a respeito, e geralmente encontramos uma solução expandindo nossa consciência e pensando em outras situações. Outro exemplo é quando estamos fazendo alguma atividade física, e nossa mente se sente estimulada com a situação e acaba encontrando aquela solução que antes não havia ocorrido.

Sabendo que esses processos são naturais e identificando no seu dia-a-dia momentos em que eles acontecem, aumentam as chances de você conseguir desenvolver um processo criativo próprio. Que você conseguirá acionar sempre que existir a necessidade, para que encontre com maior agilidade a solução criativa que necessita.

Além disto, buscar aumentar repertório te ajuda a estar melhor preparado. Assista filmes de temas diversos, leia mais, assista a séries diferentes, visite exposições, troque experiências… Enfim, expanda teus horizontes. Procure realizar alguma tarefa diferente diariamente, nem que seja apenas mudar tua rota para voltar para casa ou dar play no Spotify naquele artista que você nunca ouviu falar e que a plataforma insiste em te recomendar. Faça brainstorms, este toró de ideias sempre gera caminhos novos e, a partir dele, outras pessoas complementam ideias e a criatividade acontece de forma conjunta. Se esforce em encontrar a solução, tenha ímpeto em encontrar algo novo, oferecer uma solução diferenciada. Sabe aquela máxima? “Tenha olhar de dono”, tenha mesmo… Mas dono da tua carreira, e por isto todo o esforço em oferecer soluções incríveis, mesmo para aqueles clientes menos exigentes, é importante. Permita-se surpreender, inclusive surpreender a você mesmo.

Bora!?

Por Bruno Grigoleto

Outras postagens